Adriana Varejão

Adriana Varejão nasceu em 1964, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha. Em 1983, iniciou cursos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV). Construiu seu repertório pictórico, já nos anos 1980, no qual anjos, santos e azulejos surgiam em telas espessas e barrocas, repletas de curvas. Nos anos 1990, dedicou-se à ficção histórica emprestando novos sentidos visuais a mapas, paisagens e interiores do passado colonial. A azulejaria tornou-se campo de experimentações formais para a incorporação de objetos, imagética violenta e desdobramentos espaciais, como erupções na superfície em massas de tinta com aparência de carne. A partir de 2001, pinturas de ambientes virtuais azulejados, remetendo a saunas, retomam questões intrínsecas à pintura, como plano, luz e cor.

Nos anos 2000, teve seu trabalho exposto no MoMA, em Nova York, e na Fondation Cartier pour l’Art Contemporain, em Paris. Em 2008, um pavilhão permanente dedicado à sua obra foi inaugurado no Inhotim Centro de Arte Contemporânea, em Minas Gerais. Sua exposição Histórias às Margens, realizada em 2012 no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), recebeu o Prêmio Mário Pedrosa, da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e o Grande Prêmio da Crítica, da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), e foi apresentada também no MAM-Rio e no Malba, na Argentina, em 2013.

Participou de diversas bienais, como Havana, Johanesburgo, São Paulo, Sydney, SITE Santa Fé, Liverpool, Bucareste, Istambul e Mercosul. Grandes exposições individuais de suas obras foram realizadas em instituições como Museo Tamayo, na Cidade do México, 2019; The Institute of Contemporary Art, em Boston, 2014; Hara Museum of Contemporary Art, em Tóquio, 2007; e Fondation Cartier pour l’Art Contemporain, em Paris, 2005. Suas obras fazem parte de importantes acervos, como Tate Modern, em Londres; Fondation Cartier pour l’Art Contemporain, em Paris; The Metropolitan Museum of Art, em Nova York; Stedelijik Museum, em Amsterdã; Solomon R. Guggenheim Museum, em Nova York; Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-Rio); e Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP).

adriana-varejao

Nome:

Email:

Estado:

Cidade:

Data de nascimento:

/ /

Áreas de Interesse: