Diones Camargo

Diones Camargo é dramaturgo e roteirista. Licenciado em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, é autor de cerca de vinte peças, muitas delas premiadas. Com textos encenados por algumas das mais importantes companhias de teatro do Rio Grande do Sul, teve obras também publicadas e representadas no exterior (Portugal, Espanha, Cuba, Uruguai, Chile e Cingapura).

Paralelamente às atividades de escrita, o autor ministra regularmente oficinas e participa de projetos ligados à pesquisa em dramaturgia e sua relação com as multilinguagens. Atualmente, coordena o Grupo de Estudos em Dramaturgia de Porto Alegre, coletivo que investiga a relação da literatura e os pontos de intersecção entre esta e outras linguagens, tais como o teatro, o cinema, a performance e as artes visuais.

No cinema, é roteirista e argumentista de premiados longa-metragens A colmeia (2019), filme baseado em sua peça homônima e que recebeu o Prêmio de Melhor Longa-Metragem Estrangeiro no 24º Festival de Zaragoza, na Espanha. Também foi corroteirista do curta O último dia antes de Zanzibar (2016), de Filipe Matzembacher e Márcio Reolon.

Livros

diones-camargo

Nome:

Email:

Estado:

Cidade:

Data de nascimento:

/ /

Áreas de Interesse: